segunda-feira, 31 de março de 2008

Programa Buriti é apresentado neste sábado na Fazenda Harmonia


Aconteceu neste sábado no período da manhã na Fazenda Harmonia, há 20 km da cidade saída para Uberaba, a apresentação do Programa Buriti que conta com a participação e parceria da ong SOS Uberabinha. O projeto visa mostrar a recuperação e preservação de APPs – Área de Preservação Permanente dentro de propriedades particulares em especial onde há nascentes do Rio Uberabinha, formação de piquetes para gado com rotatividade de pequenas áreas, utilização de árvores para gerar sombra ao gado e consequentemente à água que o mesmo bebe, como também criação de reservatórios de água em curvas de nível.

O pessoal da SOS foi em uma van, com uma animada turma composta por Sr. Antônio – e motorista e 2º Conselheiro Fiscal, Guilheme Borges Mendonça Pires Tavares – 1º Conselheiro Consultivo, Hinára Souza – Secretária e Bióloga, a garota estudante Ana Flávia Alves Silva e Augustinho Alves da Silva – 2º Tesoureiro, Marcos Lázaro – Consultor Jurídico da SOS, Renato Cury Gentilini – Assessor de imprensa e os voluntários Vinícius Antônio dos Santos, Lucas Martins, Dimas Ribeiro, Marcelos Luis, Silézia Gomes, Ruiter de Freitas e Maria Ribeiro.
A SOS Uberabinha levou todos seus associados e voluntários para esse evento que contou com a presença do prefeito Odelmo Leão, Rubens de Freitas – presidente do Dmae e Renato Gomes – representante do IEF em Uberlândia, além de autoridades do Executivo e Legislativo.
Rubens de Freitas, em seu pronunciamento ressaltou a importância da parceira com instituições particulares em especial a SOS UBERABINHA que vem desempenhando relevante papel no cenário municipal em pról da luta da preservação do meio ambiente.

O Presidente da ong, Sr. Cairo Divino, em entrevista a órgãos de comunicação, disse que “o trabalho só está começando, pois há ainda um caminho longo a percorrer no que diz respeito à conscientização do cidadão em questões de preservação, mas muito já foi feito e principalmente devemos ressaltar a importância das parcerias que a SOS Uberabinha está fazendo, tanto com o DMAE, Secretaria de Meio Ambiente como de empresas e instituições como, (INEI-COC, Praia Clube, UFU-Proex, Souza Cruz, Trienge Construtora, Speed Comunicação Visual, Terra Consultoria).
Outra entrevistada foi a secretária geral da SOS Uberabinha, a bióloga Hinára Souza, que destacou a relevância desse encontro e seus resultados práticos no meio ambiente, “pois muito mais do que garantir nossa água no futuro, as nascentes contribuem para a preservação da biodiversidade presente ao longo das mesmas, fato esse preponderante na conservação da fauna e flora da região.”

Finalizando, “eventos como esse devem acontecer com mais frequência fazendo despertar na sociedade como um todo, a importância da união de esforços para salvarmos nossas nascentes”.

O próximo evento que a SOS UBERABINHA participará será na Semana da Saúde promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, que começa neste dia 06 de abril, domingo, a partir das 7h30 com uma caminhada que sairá em frente ao Colégio COC. A Ong terá participação através de uma tenda onde mostrará todas ações já realizadas através de banners, vídeos, painéis, como também distribuirá brindes alusivos à preservação do meio ambiente.

Renato Cury



A galera da SOS Uberabinha


Nosso Presidente!



Vai gostar de foto assim!!

Já estavam com as mãos cansadas!

Rubens de Freitas do DMAE

Prefeito Odelmo Leão

O que será que esses conversavam?



Olha a cara brava do Tim



Nossa galera de olho!





Passeio para conhecer os bolsões de água.


Explicação sobre os piquetes, sombra e água para os animais.



É preciso levar água até ao gado!



Explicações sobre a APP - Área de Preservação Permanente




Onde tem buriti tem...

quarta-feira, 26 de março de 2008

SOS UBERABINHA participa do Programa Buriti

Nascente em processo de recuperação desde 08/2006.


Será realizado neste sábado, dia 29/03 no período da manhã, a apresentação do Programa Buriti realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Secretarias de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento, Superintendência de Operações e Manutenção e a Fundação de Excelência Rural; o Governo Estadual por meio da Emater e da Supram com a participação do IEF, Igam e Feam; a Universidade Federal de Uberlândia; o Sindicato Rural de Uberlândia e a ONG SOS Uberabinha.
Os proprietários rurais no entorno do rio Uberabinha e ribeirão Bom Jardim serão também convidados para conhecer uma unidade demonstrativa desse programa, durante esse Dia de Campo, na Fazenda Harmonia, reunindo várias entidades preocupadas com a recuperação dos recursos hídricos da bacia, que serve ao abastecimento público de Uberlândia e região.
A SOS Uberabinha, parceira do DMAE participará ativamente dessa atividade, mostrando sua preocupação com essas questões, como também já está programando sua participação na Semana da Saúde que acontecerá a partir do 06/04, evento este promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e FUTEL.

O Programa Buriti

O Programa Buriti envolve diretamente o Governo Municipal, representado também pelas Secretarias de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento, Superintendência de Operações e Manutenção e a Fundação de Excelência Rural; o Governo Estadual por meio da Emater e da Supram com a participação do IEF, Igam e Feam; a Universidade Federal de Uberlândia; o Sindicato Rural de Uberlândia; e a Associação SOS Uberabinha. Na visão destas entidades, cada produtor rural deve ser um produtor de água. De acordo com eles, “recuperar as nascentes e fazer o plantio de matas ciliares é o mínimo necessário para que não falte água com qualidade e quantidade para o abastecimento das cidades e para as atividades rurais”. Para dar um impulso neste trabalho, o Dmae dispõe de um fundo equivalente a 0,5% do seu faturamento operacional, segundo determina a Lei Estadual 12.503 de 1997.

Crise ambiental

A imprensa noticia com freqüência os prejuízos da exploração descontrolada dos recursos hídricos, confirmando que os problemas previstos para daqui a 50 anos já estão acontecendo. Mudanças drásticas ocorrem não só nas regiões geladas como aqui no Triângulo Mineiro. As longas estiagens e a queda na vazão dos rios é uma preocupação que atinge os produtores rurais. Eles preparam a terra para o cultivo e não vêem a chuva chegar. Porém, as pesquisas demonstram que a escassez de chuva não é a principal causa do desaparecimento das nascentes. Elas estão secando por conta do desmatamento das encostas e das matas ciliares que margeiam os rios, devido à impermeabilização do solo nas áreas urbanas e ao seu uso inadequado na zona rural. Ciente dessa realidade, as entidades que atuam no Programa Buriti, além de oferecerem orientação técnica e recursos materiais, defendem a constituição das reservas legais na área da microbacia hidrográfica onde se situa cada propriedade rural. Em Minas Gerais, a reserva legal é regulamentada pela Lei 14.309 de 2002 e pelo Decreto 43.710 de 2004.

Renato Cury
Fonte: Site do DMAE

quarta-feira, 19 de março de 2008

ONG SOS Uberabinha faz apresentação em evento na Semana de Preservação dos Recursos Hídricos


Foi nesta terça feira, à 11h no Plenário Homero Santos da Câmara Municipal de Uberlândia a apresentação da Ong SOS Uberabinha na Semana de Preservação dos Recursos Hídricos promovido por diversas instituições públicas e privadas.
A apresentação ficou por conta do Presidente da entidade, Sr. Cairo Divino, que iniciou a exposição relatando um pouco da história da entidade e por quais razões o levou a criar a mesma, juntamente com pessoas voluntárias e dispostas a empunhar a bandeira da preservação do meio ambiente.
Houve uma apresentação de slides mostrando as diversas ações da SOS Uberabinha desde 2004 até hoje, tanto na recuperação da mata ciliar, áreas degradadas e mutirões de limpeza dentro e fora do perímetro urbano.
A exposição contou com a atenção de diversas autoridades, dentre elas, o Presidente da Câmara Municipal de Uberlândia – Hélio Ferraz Baiano e Sr. Rubens de Freitas – Presidente do Dmae, que ressaltaram a importância do trabalho dessa ONG, servindo de exemplo e modelo para que mais cidadãos se sintam responsáveis com a causa da preservação do meio ambiente, pois os órgãos públicos estão sempre dispostos a serem parceiros de entidades que abraçam essa causa.
Segundo Cairo Divino – Presidente da ONG, “esse momento é muito importante, pois a SOS UBERABINHA busca parceiros que estão sintonizados com a conscientização da preservação do meio ambiente, pois esse trabalho visa lançar uma semente cujos frutos somente serão colhidos se houver uma interação e uma soma de todos em um só objetivo, mas se depender da SOS, em nossa cidade nunca faltará água, pois realizamos nosso trabalho com perseverança e amor.”

Renato Cury
Assessor de Imprensa




domingo, 16 de março de 2008

Semana da Preservação Ambiental tem participação da SOS Uberabinha

Será realizado dias 17,18 e 19 a Semana da Preservação Ambiental no Plenário Homero Santos da Câmara Municipal de Uberlândia, com a participação de várias instituições e profissionais (conforme cartaz abaixo) que discorrerão sobre temas ligados à preservação do meio ambiente. No dia 18 – terça feira, a Ong SOS Uberabinha fará sua apresentação à comunidade através de seu presidente Sr. Cairo Divino Silva que levará à discussão várias ações e projetos que a entidade desenvolveu, bem como propostas para revitalização da mata ciliar do Rio Uberabinha, através de parcerias com instituições públicas e privadas.

Renato Cury - Jornalista

SOS Uberabinha realizou ação de “coroamento” neste dia 09/03 - domingo

Foi realizado neste dia 09 de março, domingo, a partir das 9h na margem esquerda da represa Sucupira, em frente à entrada da Fazenda Sucupira uma ação chamada de Coroamento – capina ao redor da planta que visa dar manutenção às árvores que são plantadas nesta área. A manutenção foi realizada em uma área que era um campo de futebol, na qual foram retiradas as traves e efetuados quatro plantios para recuperar a mata ciliar, sendo que dois destes plantios foram em parceria com a instituição COC – Curso Osvaldo Cruz e a PROEX – UFU – Formação Continuada Eixo 3 Meio Ambiente e Saúde em novembro de 2007, contando com a participação de doze voluntários. Outras ações estão programadas, e o cidadão que quiser ser voluntariado basta enviar um e-mail ou ligar para os endereços abaixo que será comunicado com antecedência para a ação: sos.uberabinha@yahoo.com.br ou ligue para Cairo (8853 8125) ou ainda Hinára (8842 6229).

Cairo, presidente da SOS Uberabinha após efetuar o coroamento em uma muda.
Voluntário realizando o coroamento em uma muda! Veja que belo sorriso neste dia de sol!!

Voluntários presentes no dia da ação!! Cada um com sua ferramentinha básica: a enxada!!