segunda-feira, 2 de junho de 2008

SIPAT Souza Cruz na Semana do Meio Ambiente terá stand da SOS UBERABINHA

A Cia Souza Cruz de Uberlândia promoverá nos dias de 02 a 06 de junho, o SIPAT – Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho, dentro das comemorações da Semana do Meio Ambiente, onde convidou a SOS Uberabinha para expor suas ações desenvolvidas em parceria com os voluntários dessa empresa, bem como os trabalhos já realizados ao longo dos últimos dois anos.
O período dessa mostra será dividido em dois turnos, de 2ª a 6ª feira, sendo o primeiro das 8h30 às 14h e o segundo das 18h às 22h, com vídeos, distribuição de panfletos informativos e palestras.
Renato Cury

terça-feira, 27 de maio de 2008

2a Caminhada Unimed Viva Bem contou com a participação da SOS UBERABINHA

O Parque do Sabiá ficou pequeno para receber mais de 2.000 pessoas neste dia 25 de maio, que participaram de mais um evento promovido pela empresária Neuza Pinheiro – proprietária da Revista Perfil Médico em que a SOS UBERABINHA teve uma presença significativa, expondo seus trabalhos, ações e projetos, através de banners e vídeos.
Como não poderia deixar de ser, a presença da ONG foi uma novidade nessa caminhada pois uma faixa com uma frase educativa foi confeccionada e levada durante todo o trajeto por integrantes da SOS e voluntários, chamando a atenção do público presente quanto a questão do meio ambiente que está relacionada diretamente com a qualidade de vida e a saúde do cidadão.
Na tenda onde ficou localizada, recebeu centenas de pessoas interessadas em conhecer o trabalho da ONG, mostrando aos presentes a importância de uma consciência "verde" e ecologicamente correta, para que tenhamos áreas mais preservadas, garantindo o futuro do meio ambiente em nossa região.
Renato Cury

Tim posando para um clic!

Enquanto elas trabalham, eles...

Êta pessoal animado!

Que trabalho heim presidente!

Quem diria, o Reinaldo no palco!

SOS UBERABINHA participa do ENESCPOP – Encontro Nacional de Educação, Cultura e Saúde Populares


A SOS UBERABINHA apresentou nos dias 22,23 e 24 de maio, seus trabalhos na III ENESCPOP – organizado pela Universidade Federal de Uberlândia, expondo todas suas ações de preservação do meio ambiente com banners e painéis ilustrativos bem como participando de palestras no anfiteatro do bloco 3Q, cujo tema foi Meio Ambiente, Sustentabilidade e Cidadania.
Segundo Cairo Divino – Presidente da Ong, essa participação foi de suma importância pois mostrou aos acadêmicos de várias universidades do país o trabalho que se realiza nas nascentes da região de Uberlândia, servindo de exemplo para estudos e projetos.

Renato Cury
A SOS Uberabinha expõe seus painéis mostrando suas ações.

Uma série de fotos que mostram ações e degradações.

Cairo, sr. presidente, explicando sobre as ações.

sábado, 24 de maio de 2008

Nascente do Rio Uberabinha é verificada pela SOS




Área pertencente à nascente do Rio Uberabinha
A equipe da SOS Uberabinha fez nesta quinta feira 22/05 uma inspeção de rotina ao longo do trajeto, que vai da nascente do Rio Uberabinha até a captação de água no DMAE, visitando várias áreas de preservação permanente.
Durante o trajeto foram observadas várias irregularidades tanto em curvas de ní­vel à beira da estrada usadas para escoamento de água, como em APPs ocupadas pelo gado.
Foram notadas também voçorocas e erosões formadas pela ação da mão do homem, degradando ainda mais o meio ambiente.
A equipe que relatou essas condições foi formada por profissionais ligados ao meio ambiente, tais como Sr. Cairo Divino, Presidente da ONg e Membro da Comissão de Meio Ambiente do DMAE, Sr. Joaquim Dalques, professor na rede estadual e coordenador no curso Meio Ambiente e Saúde - Eixo 3 - Formação Continuada/UFU, Hinára Souza, Secretaria Geral e Bióloga, Reinaldo Sebastião Borges, geógrafo, Augustinho Alves da Silva, Técnico de Meio Ambiente e Guilherme Borges Mendonça Pires Tavares, geógrafo. Todas as ações e relatório final desta viagem foram fotografadas e filmadas, sendo divulgadas posteriormente à medida do possí­vel neste blog e nas apresentações da ONG em vários eventos.
A reportagem da Rede Integração esteve presente, produzindo uma matéria de extrema importância, mostrando aos telespectadores que ainda há muito o que fazer, devido à fragilidade das condições das nascentes.

Renato Cury

Visita a Cachoeira Sucupira


Voçoroca formada em área de nascente

quarta-feira, 21 de maio de 2008

SOS UBERABINHA PARTICIPA DE CAMINHADA NO PARQUE DO SABIÁ


Secretaria Municipal de Saúde levará ações para a 2ª Caminhada Viva Bem
O evento será realizado dia 25 de maio, das 8h às 13h, no Parque do Sabiá

A Secretaria de Saúde de Uberlândia vai participar, com suas ações, da 2ª Caminhada Unimed Viva Bem, que será realizada dia 25 de maio, das 8h às 13h, no Parque do Sabiá. O objetivo é incentivar o hábito da caminhada como forma de prevenção de doenças, pois é um dos exercícios aeróbicos considerados mais adequados para os adultos, especialmente idosos e indivíduos portadores de doenças cardíacas e metabólicas (diabetes, obesidade e excesso de triglicérides no sangue).
A promoção é da Revista Perfil Médico. Entre as ações da Secretaria de Saúde estão a aferição de pressão, cálculo do índice de massa corporal (IMC), imunização humana e informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/AIDS, além de noções de higiene bucal. Outras instituições também vão desenvolver ações educativas como, por exemplo, a ONG SOS Uberabinha, que apresentará vídeos mostrando o trabalho que desenvolve no monitoramento e recuperação de nascentes e matas ciliares. Durante toda a manhã, a 2ª Caminhada Unimed Viva Bem contará, ainda, com atrações culturais e artísticas, entre elas, a apresentação da Banda Klua, grupos de dança de axé e do ventre.
Fonte: SEGESC

sexta-feira, 16 de maio de 2008

2a Caminhada Unimed Viva Bem tem participação da SOS UBERABINHA



Acontecerá neste dia 25 de maio, no Parque do Sabiá, das 8h às 13h a 2a Caminhada Unimed Viva Bem, promovido pela Revista Perfil Médico– Editora Saúde, com a participação da SOS UBERABINHA, que mais uma vez irá mostrar para um grande público várias ações voltadas para uma maior consciência de preservação do meio ambiente.
Vários vídeos e banners serão mostrados para ilustrar os vários trabalhos de preservação de nascentes os quais a ONG realiza, bem como serão distribuidos brindes com mensagens educativas do meio ambiente, como forma de lembrança e conscientização desse trabalho realizado.

Renato Cury






SOS UBERABINHA no III enescpop da UFU

Será realizado nos dias 22, 23 e 24 de maio, o III enescpop – Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura Populares, promovido pela Universidade Federal de Uberlândia em parceria com diversas instituições, entidades e movimentos populares, no campus Santa Mônica da UFU.
O objetivo é consolidar o encontro como espaço de afirmação da luta social, fundamentado no princípio geral da inclusão, tendo como temas, a educação, saúde e cultura populares na perspectiva de transformação social.
A SOS Uberabinha foi convidada a participar desse grandioso evento, para mostrar ao público presente todas as ações já realizadas, em áreas de preservação permanente – tais como recuperação de áreas degradadas, projetos educativos e incentivo de novos voluntários para criação de uma nova consciência ecológica, pois um dos eixos temáticos do ENESCPOP será “Meio Ambiente, Sustentabilidade e Cidadania”.
As inscrições para o evento poderão ser feitas somente pelo site www.proex.ufu.br/enescpop3.asp ou maiores informações pelos fones:3239-4865 /4861 /4280.

terça-feira, 6 de maio de 2008

200 anos de Banco do Brasil, 200 mudas plantadas!

Os 200 anos do Banco do Brasil, comemorados através de sua agência regional em Uberlândia, com o plantio de mudas de árvores nativas na AABB foi um sucesso absoluto!



O dia 26 de abril, sábado, foi marcado com um grandioso evento na sede campestre do Banco do Brasil, AABB – Associação Atlética do Banco do Brasil com a realização do plantio de 200 mudas nativas do cerrado, em parceria com a SOS Uberabinha.
O evento foi marcado com a presença de voluntários da ONG, da agência bancária e simpatizantes em geral, que fizeram durante toda a manhã o trabalho de plantio, bem como foi exposto um material educativo da SOS Uberabinha, mostrando aos presentes as ações desenvolvidas pela ONG, em plantio de mudas, área de preservação permanente e coleta de materiais que agridem a natureza, bem como distribuição de brindes e orientações relativas ao meio ambiente.
Segundo Cairo Divino, presidente da ONG, disse “que essa ação conjunta e em parceria com o Banco do Brasil, a primeira de muitas, vem de encontro com os objetivos propostos pela entidade, pois alia a recuperação de uma área carente de árvores através da conscientização de um segmento importante da sociedade”.
Está programado para o dia 22 de maio, quinta-feira, uma visita à nascente do Rio Uberabinha para registros técnicos das condições em que se encontra.
Maiores informações serão dadas na próxima edição.

Renato Cury – Assessor de imprensa


Antigo estacionamento da AABB, área do plantio.



Salão com os painéis de ações da SOS Uberabinha em exposição.


Sr. Presidente, Cairo Divino, lavando as ferramentas e o sr. Antônio supervisionando!!

Momento de confraternização! O almoço!!!






quinta-feira, 24 de abril de 2008

Cachoeira da Sucupira será transformada em Reserva Particular de Patrimônio Natural



Uma área de 41,6 hectares no entorno da cachoeira da Sucupira, parte da propriedade rural denominada Fazenda da Sucupira, foi transformada em uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN).

O anúncio foi feito no dia 23 de abril, pelo o prefeito de Uberlândia e o coordenador do projeto da RPPN. O projeto foi aprovado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), sendo que algumas ações, que visam a melhoria das condições ambientais do local, serão iniciadas imediatamente. De acordo com o coordenador do projeto, Olavo Vieira da Silva, uma das exigências da legislação ambiental é que sejam retiradas da área as espécies exóticas, como os eucaliptos que predominam no local. “A RPPN foi aprovada com a condição da retirada dessas árvores e o plantio de espécies nativas do cerrado.

A previsão é de que dentro da RPPN possa ser implantado futuramente um parque de turismo ecológico, que é parte de um pré-estudo aprovado pelo IEF, juntamente com os proprietários e a participação do poder público e da iniciativa privada, para que o potencial daquela área seja utilizado em benefício da população de Uberlândia”, explicou o coordenador. Para ele, sem a participação do Governo Municipal, por meio das secretarias municipais de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), a realização desse projeto não seria possível.

A cachoeira da Sucupira continuará sendo visitada normalmente pelas famílias que gostam de passar momentos de lazer no local.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Banco do Brasil realiza parceria com SOS Uberabinha


Comemorando os 200 anos de criação, o Banco do Brasil através de sua gerência em Uberlândia, realizará na sua sede campestre, a AABB – Associação Atlética do Banco do Brasil, uma ação em parceria com a SOS Uberabinha com a finalidade de plantar 200 mudas em seu clube.
A ação será realizada dia 26 de abril, sábado, no período da manhã, com início previsto para 8h30 e término às 11h. Após a ação será oferecido um churrasco para confraternização dos presentes.
Os voluntários interessados que tiverem condução própria poderão ir direto para a AABB devendo chegar meia hora antes, sendo que será oferecido um veículo aos demais com saída em frente ao DMAE, devendo confirmar presença por telefone com Cairo pelo fone 8853-8125 ou Hinára – 8842-6229 ou pelo e-mail sos.uberabinha@yahoo.com.br.
Mais uma parceria com a SOS Uberabinha que visa fortalecer ações voltadas para aumentar o plantio de árvores, bem como em projetos de área de preservação permanente.
Renato Cury

quarta-feira, 9 de abril de 2008

IV Semana Municipal de Saúde tem a presença da SOS Uberabinha


Foi aberto neste domingo dia 06 de abril no período da manhã a IV Semana Municipal de Saúde 2008 promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, com a caminhada “Agita Uberlândia” que teve início na Av. Rondon Pacheco (em frente ao COC) e finalizando na Av. Geraldo Mota Batista na altura da Rua General Clemente às margens do Rio Uberabinha, onde foram executadas várias ações em saúde da Prefeitura Municipal, instituições de ensino, ongs e empresas privadas.
A SOS Uberabinha esteve presente com uma grande tenda, mostrando através de banners, panfletos, brindes e vídeos, várias ações executadas voltadas para áreas de preservação permanentes APP, áreas verdes urbanas e arrastões para coleta de lixo tanto em regiões urbanas e rurais.
Segundo Cairo Divino – presidente da ONG, disse “que é de suma importância o engajamento e participação da SOS Uberabinha nestes eventos ligados à saude, principalmente quando se trata de um tema tão importante e ligado aos objetivos da entidade e está relacionado com os efeitos das alterações climáticas”.
Prosseguindo, Cairo ainda disse “que houve um número expressivo de voluntários que se inscreveram dispostos a se unirem às ações da ONG, mostrando que ainda há pessoas muito interessadas em objetivos que convergem em prol do meio ambiente”.
Novas participações estão agendadas para os próximos 20 dias e serão divulgadas neste blog.

Renato Cury

segunda-feira, 31 de março de 2008

Programa Buriti é apresentado neste sábado na Fazenda Harmonia


Aconteceu neste sábado no período da manhã na Fazenda Harmonia, há 20 km da cidade saída para Uberaba, a apresentação do Programa Buriti que conta com a participação e parceria da ong SOS Uberabinha. O projeto visa mostrar a recuperação e preservação de APPs – Área de Preservação Permanente dentro de propriedades particulares em especial onde há nascentes do Rio Uberabinha, formação de piquetes para gado com rotatividade de pequenas áreas, utilização de árvores para gerar sombra ao gado e consequentemente à água que o mesmo bebe, como também criação de reservatórios de água em curvas de nível.

O pessoal da SOS foi em uma van, com uma animada turma composta por Sr. Antônio – e motorista e 2º Conselheiro Fiscal, Guilheme Borges Mendonça Pires Tavares – 1º Conselheiro Consultivo, Hinára Souza – Secretária e Bióloga, a garota estudante Ana Flávia Alves Silva e Augustinho Alves da Silva – 2º Tesoureiro, Marcos Lázaro – Consultor Jurídico da SOS, Renato Cury Gentilini – Assessor de imprensa e os voluntários Vinícius Antônio dos Santos, Lucas Martins, Dimas Ribeiro, Marcelos Luis, Silézia Gomes, Ruiter de Freitas e Maria Ribeiro.
A SOS Uberabinha levou todos seus associados e voluntários para esse evento que contou com a presença do prefeito Odelmo Leão, Rubens de Freitas – presidente do Dmae e Renato Gomes – representante do IEF em Uberlândia, além de autoridades do Executivo e Legislativo.
Rubens de Freitas, em seu pronunciamento ressaltou a importância da parceira com instituições particulares em especial a SOS UBERABINHA que vem desempenhando relevante papel no cenário municipal em pról da luta da preservação do meio ambiente.

O Presidente da ong, Sr. Cairo Divino, em entrevista a órgãos de comunicação, disse que “o trabalho só está começando, pois há ainda um caminho longo a percorrer no que diz respeito à conscientização do cidadão em questões de preservação, mas muito já foi feito e principalmente devemos ressaltar a importância das parcerias que a SOS Uberabinha está fazendo, tanto com o DMAE, Secretaria de Meio Ambiente como de empresas e instituições como, (INEI-COC, Praia Clube, UFU-Proex, Souza Cruz, Trienge Construtora, Speed Comunicação Visual, Terra Consultoria).
Outra entrevistada foi a secretária geral da SOS Uberabinha, a bióloga Hinára Souza, que destacou a relevância desse encontro e seus resultados práticos no meio ambiente, “pois muito mais do que garantir nossa água no futuro, as nascentes contribuem para a preservação da biodiversidade presente ao longo das mesmas, fato esse preponderante na conservação da fauna e flora da região.”

Finalizando, “eventos como esse devem acontecer com mais frequência fazendo despertar na sociedade como um todo, a importância da união de esforços para salvarmos nossas nascentes”.

O próximo evento que a SOS UBERABINHA participará será na Semana da Saúde promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, que começa neste dia 06 de abril, domingo, a partir das 7h30 com uma caminhada que sairá em frente ao Colégio COC. A Ong terá participação através de uma tenda onde mostrará todas ações já realizadas através de banners, vídeos, painéis, como também distribuirá brindes alusivos à preservação do meio ambiente.

Renato Cury



A galera da SOS Uberabinha


Nosso Presidente!



Vai gostar de foto assim!!

Já estavam com as mãos cansadas!

Rubens de Freitas do DMAE

Prefeito Odelmo Leão

O que será que esses conversavam?



Olha a cara brava do Tim



Nossa galera de olho!





Passeio para conhecer os bolsões de água.


Explicação sobre os piquetes, sombra e água para os animais.



É preciso levar água até ao gado!



Explicações sobre a APP - Área de Preservação Permanente




Onde tem buriti tem...

quarta-feira, 26 de março de 2008

SOS UBERABINHA participa do Programa Buriti

Nascente em processo de recuperação desde 08/2006.


Será realizado neste sábado, dia 29/03 no período da manhã, a apresentação do Programa Buriti realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Secretarias de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento, Superintendência de Operações e Manutenção e a Fundação de Excelência Rural; o Governo Estadual por meio da Emater e da Supram com a participação do IEF, Igam e Feam; a Universidade Federal de Uberlândia; o Sindicato Rural de Uberlândia e a ONG SOS Uberabinha.
Os proprietários rurais no entorno do rio Uberabinha e ribeirão Bom Jardim serão também convidados para conhecer uma unidade demonstrativa desse programa, durante esse Dia de Campo, na Fazenda Harmonia, reunindo várias entidades preocupadas com a recuperação dos recursos hídricos da bacia, que serve ao abastecimento público de Uberlândia e região.
A SOS Uberabinha, parceira do DMAE participará ativamente dessa atividade, mostrando sua preocupação com essas questões, como também já está programando sua participação na Semana da Saúde que acontecerá a partir do 06/04, evento este promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e FUTEL.

O Programa Buriti

O Programa Buriti envolve diretamente o Governo Municipal, representado também pelas Secretarias de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento, Superintendência de Operações e Manutenção e a Fundação de Excelência Rural; o Governo Estadual por meio da Emater e da Supram com a participação do IEF, Igam e Feam; a Universidade Federal de Uberlândia; o Sindicato Rural de Uberlândia; e a Associação SOS Uberabinha. Na visão destas entidades, cada produtor rural deve ser um produtor de água. De acordo com eles, “recuperar as nascentes e fazer o plantio de matas ciliares é o mínimo necessário para que não falte água com qualidade e quantidade para o abastecimento das cidades e para as atividades rurais”. Para dar um impulso neste trabalho, o Dmae dispõe de um fundo equivalente a 0,5% do seu faturamento operacional, segundo determina a Lei Estadual 12.503 de 1997.

Crise ambiental

A imprensa noticia com freqüência os prejuízos da exploração descontrolada dos recursos hídricos, confirmando que os problemas previstos para daqui a 50 anos já estão acontecendo. Mudanças drásticas ocorrem não só nas regiões geladas como aqui no Triângulo Mineiro. As longas estiagens e a queda na vazão dos rios é uma preocupação que atinge os produtores rurais. Eles preparam a terra para o cultivo e não vêem a chuva chegar. Porém, as pesquisas demonstram que a escassez de chuva não é a principal causa do desaparecimento das nascentes. Elas estão secando por conta do desmatamento das encostas e das matas ciliares que margeiam os rios, devido à impermeabilização do solo nas áreas urbanas e ao seu uso inadequado na zona rural. Ciente dessa realidade, as entidades que atuam no Programa Buriti, além de oferecerem orientação técnica e recursos materiais, defendem a constituição das reservas legais na área da microbacia hidrográfica onde se situa cada propriedade rural. Em Minas Gerais, a reserva legal é regulamentada pela Lei 14.309 de 2002 e pelo Decreto 43.710 de 2004.

Renato Cury
Fonte: Site do DMAE

quarta-feira, 19 de março de 2008

ONG SOS Uberabinha faz apresentação em evento na Semana de Preservação dos Recursos Hídricos


Foi nesta terça feira, à 11h no Plenário Homero Santos da Câmara Municipal de Uberlândia a apresentação da Ong SOS Uberabinha na Semana de Preservação dos Recursos Hídricos promovido por diversas instituições públicas e privadas.
A apresentação ficou por conta do Presidente da entidade, Sr. Cairo Divino, que iniciou a exposição relatando um pouco da história da entidade e por quais razões o levou a criar a mesma, juntamente com pessoas voluntárias e dispostas a empunhar a bandeira da preservação do meio ambiente.
Houve uma apresentação de slides mostrando as diversas ações da SOS Uberabinha desde 2004 até hoje, tanto na recuperação da mata ciliar, áreas degradadas e mutirões de limpeza dentro e fora do perímetro urbano.
A exposição contou com a atenção de diversas autoridades, dentre elas, o Presidente da Câmara Municipal de Uberlândia – Hélio Ferraz Baiano e Sr. Rubens de Freitas – Presidente do Dmae, que ressaltaram a importância do trabalho dessa ONG, servindo de exemplo e modelo para que mais cidadãos se sintam responsáveis com a causa da preservação do meio ambiente, pois os órgãos públicos estão sempre dispostos a serem parceiros de entidades que abraçam essa causa.
Segundo Cairo Divino – Presidente da ONG, “esse momento é muito importante, pois a SOS UBERABINHA busca parceiros que estão sintonizados com a conscientização da preservação do meio ambiente, pois esse trabalho visa lançar uma semente cujos frutos somente serão colhidos se houver uma interação e uma soma de todos em um só objetivo, mas se depender da SOS, em nossa cidade nunca faltará água, pois realizamos nosso trabalho com perseverança e amor.”

Renato Cury
Assessor de Imprensa




domingo, 16 de março de 2008

Semana da Preservação Ambiental tem participação da SOS Uberabinha

Será realizado dias 17,18 e 19 a Semana da Preservação Ambiental no Plenário Homero Santos da Câmara Municipal de Uberlândia, com a participação de várias instituições e profissionais (conforme cartaz abaixo) que discorrerão sobre temas ligados à preservação do meio ambiente. No dia 18 – terça feira, a Ong SOS Uberabinha fará sua apresentação à comunidade através de seu presidente Sr. Cairo Divino Silva que levará à discussão várias ações e projetos que a entidade desenvolveu, bem como propostas para revitalização da mata ciliar do Rio Uberabinha, através de parcerias com instituições públicas e privadas.

Renato Cury - Jornalista

SOS Uberabinha realizou ação de “coroamento” neste dia 09/03 - domingo

Foi realizado neste dia 09 de março, domingo, a partir das 9h na margem esquerda da represa Sucupira, em frente à entrada da Fazenda Sucupira uma ação chamada de Coroamento – capina ao redor da planta que visa dar manutenção às árvores que são plantadas nesta área. A manutenção foi realizada em uma área que era um campo de futebol, na qual foram retiradas as traves e efetuados quatro plantios para recuperar a mata ciliar, sendo que dois destes plantios foram em parceria com a instituição COC – Curso Osvaldo Cruz e a PROEX – UFU – Formação Continuada Eixo 3 Meio Ambiente e Saúde em novembro de 2007, contando com a participação de doze voluntários. Outras ações estão programadas, e o cidadão que quiser ser voluntariado basta enviar um e-mail ou ligar para os endereços abaixo que será comunicado com antecedência para a ação: sos.uberabinha@yahoo.com.br ou ligue para Cairo (8853 8125) ou ainda Hinára (8842 6229).

Cairo, presidente da SOS Uberabinha após efetuar o coroamento em uma muda.
Voluntário realizando o coroamento em uma muda! Veja que belo sorriso neste dia de sol!!

Voluntários presentes no dia da ação!! Cada um com sua ferramentinha básica: a enxada!!

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008