Uma área de 41,6 hectares no entorno da cachoeira da Sucupira, parte da propriedade rural denominada Fazenda da Sucupira, foi transformada em uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN).
O anúncio foi feito no dia 23 de abril, pelo o prefeito de Uberlândia e o coordenador do projeto da RPPN. O projeto foi aprovado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), sendo que algumas ações, que visam a melhoria das condições ambientais do local, serão iniciadas imediatamente. De acordo com o coordenador do projeto, Olavo Vieira da Silva, uma das exigências da legislação ambiental é que sejam retiradas da área as espécies exóticas, como os eucaliptos que predominam no local. “A RPPN foi aprovada com a condição da retirada dessas árvores e o plantio de espécies nativas do cerrado.
A previsão é de que dentro da RPPN possa ser implantado futuramente um parque de turismo ecológico, que é parte de um pré-estudo aprovado pelo IEF, juntamente com os proprietários e a participação do poder público e da iniciativa privada, para que o potencial daquela área seja utilizado em benefício da população de Uberlândia”, explicou o coordenador. Para ele, sem a participação do Governo Municipal, por meio das secretarias municipais de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), a realização desse projeto não seria possível.
A cachoeira da Sucupira continuará sendo visitada normalmente pelas famílias que gostam de passar momentos de lazer no local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário